Santo Antonio do Pinhal: onde a natureza se apresenta em seu pleno esplendor
Santo Antonio do Pinhal foi o local por nós escolhido (Luciana, Billa e eu) para desfrutarmos as belezas naturais desta acolhedora cidade, durante os dias do Carnaval de 2024.
Santo Antonio do Pinhal está localizado a 173 km da cidade de São Paulo e a 20,2 km de Campos do Jordão (26 minutos).
Santo Antonio do Pinhal trata-se de um município do Estado de São Paulo, tem esse nome em homenagem às diversas espécies de araucária que se espalham e crescem por todo o município, carregam consigo um dos mais nutritivos e deliciosos frutos característicos da montanha: o pinhão. Está localizado na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, região geográfica da serra da Mantiqueira com altitude de 1080 metros, imediata de Taubaté e Pindamonhangaba. A denominação Mantiqueira é originária do Tupi-Guarani, e significa “Serra que Chora” em virtude de suas inúmeras nascentes. Nascente do rio Sapucaí Mirim, que dentro da cidade recebe o nome de Ribeirão da Prata, ribeirão do Lageado, Melos, Paiol Velho, Rio Preto, Cassununga. A Área de Preservação Ambiental Serra da Mantiqueira foi criada em 1985 com o objetivo de preservar parte de uma das maiores cadeias montanhosas da Região Sudeste do Brasil. A área do parque inclui 3 Estados, a saber: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Sua população, estimada em 2021, era de 6.843 habitantes.
Santo Antônio do Pinhal é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Dentre os inúmeros atrativos para apreciação das suas belezas naturais, destacamos alguns deles que a seguir passo a descrever:
Pico Agudo
O Pico Agudo possibilita um dos visuais mais esplendorosos da Serra da Mantiqueira. Trata-se de uma elevação rochosa com 1.634 metros de altitude.
Para alcançar o topo do morro, é preciso encarar uma subida íngreme, boa parte em estrada de terra, a qual felizmente, em 2020 foi pavimentada nos trechos mais difíceis, o que torna a subida bem tranquila. São cerca de 4 km asfaltados e outros 4 km em estrada de terra.
Ao chegar no topo do Pico o panorama que se descortina é realmente imperdível, extasiante mesmo, pois boa parte da vista chega a alcançar até a cidade de Taubaté, no vale do Paraíba, além das inúmeras outras montanhas que compõem a Serra da Mantiqueira.
O local é ponto de atividades de voo de parapente. Tivemos a oportunidade de assistir tal prática esportiva ao vivo, foi realmente espetacular ver a praticante correr para se atirar no espaço e flutuar livremente no ar entre as montanhas.
Vale ressaltar que são dois mirantes e a vista abrange 360 graus.
Em dias claros, é possível visualizar até a Pedra do Baú que está localizada em São Bento do Sapucaí, o que por fortuna nos possibilitou ter esta imagem documentada.
Ecco Parque e os Jardins Temáticos
O parque traz vários pedaços do mundo para dentro de um lugar só. Provence, Toscana, Canadá, Deserto do Atacama (no Jardim Desértico), Holanda (as sementes de flores foram importadas principalmente de lá), são alguns dos destinos trazidos para dentro do parque.
O projeto nasceu do sonho de um arquiteto, após uma viagem ao Canadá. É uma iniciativa privada, por isso há cobrança de entrada, que serve justamente para a manutenção dos 82 mil metros quadrados de paisagismo e da equipe de funcionários e jardineiros.
O circuito de jardins temáticos tem 1.200 metros de extensão todo em aclive, porém foi projetado para ser acessível, com rampas que facilitam a circulação das pessoas, mesmo as que apresentam mobilidade reduzida, como é o meu caso, inclusive para aquelas portadoras de necessidades especiais.
Entre os jardins temáticos, os destaques ficam para o tranquilo Jardim Japonês, o colorido Jardim Canadense e o curioso Jardim das Bolhas.
A visita pode ser realizada por conta própria ou com o acompanhamento de uma guia do parque (não há custo adicional).
Cachoeira do Lageado
A Cachoeira do Lageado fica localizada no bairro Lageado, a 7km do centro da cidade, é alcançada por uma estrada asfaltada em boas condições.
Ao chegar ao local há cobrança de ingresso e o acesso à cachoeira se dá por uma escadaria de pedra. Ao longo da escadaria há alguns bancos de madeira onde se pode sentar e apreciar a natureza. É necessário percorrer uma trilha curta, mas agradável, que leva os visitantes por uma área de mata atlântica preservada. A trilha pode oferecer a oportunidade para observar a fauna e flora locais, e é acessível a pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico.
A queda d’água, bastante volumosa, desce das rochas para dar formação à uma série de piscinas naturais em meio às pedras, com fundo de areia. Muitos visitantes aproveitam para nadar ou mergulhar nas águas da cachoeira.
Estação Eugênio Lefévre
A Estação Eugênio Lefévre é um dos atrativos mais visitados da cidade. No local, também há lojas de artesanato, um orquidário e uma cafeteria tradicional que recebe os visitantes com todo o charme do clima da montanha.
A Estação Eugênio Lefévre funciona até hoje no mesmo prédio original, situando-se pouco além da metade do caminho da ferrovia, a 4km do centro de Santo Antônio do Pinhal. Fazem parte do conjunto, uma vila ferroviária e uma subestação da ferrovia.
A estação foi inaugurada em 1916 e seu nome, Eugênio Lefévre, homenageia um engenheiro que, juntamente com Euclides da Cunha projetou a ferrovia, nunca construída, que ligaria Mogi das Cruzes ao porto de São Sebastião.
A 1.162 metros de altitude, em meio à Serra da Mantiqueira, a Estação Eugênio Lefévre era a primeira parada do tradicional passeio do Trem do Mirante, que saía de Pindamonhangaba e ia até Campos do Jordão. Infelizmente, há alguns anos o passeio turístico foi descontinuado.
Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora
A partir da própria estação, há um caminho para o lado esquerdo, ao lado dos trilhos, para se chegar ao Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora.
No mirante, encontra-se a estátua de 3 metros de altura da Nossa Senhora Auxiliadora com a vista panorâmica da Serra da Mantiqueira, da cidade de Pindamonhangaba e da rodovia de acesso a Santo Antônio do Pinhal.
O mirante fica a 1.150 metros de altura.
Conclusão
A visita a Santo Antonio do Pinhal resultou em uma agradabilíssima surpresa pelos inúmeros atrativos turísticos que estão disponíveis para os visitantes, pelo acolhimento da população local, pela segurança oferecida, pela diversidade de possibilidades de divertimentos para os mais variados gostos, pela exuberância das belezas naturais, o que, no conjunto dos atributos positivos, justifica plenamente o título de “Charme da Serra”.